Tratamentos
- Profilaxia (limpeza) e Prevenção
- Clínico Geral
- Clareamento Dental
- Cirurgias e Extrações
- Endodontia (Canal)
- Enxerto Ósseo
- Implantodontia (Implantes)
- Lentes de Contato Dental
- Ortodontia (Aparelhos)
- Periodontia (Gengivite e Periodontite)
- Próteses (Removíveis e Fixas)
-
A limpeza dentária, ou profilaxia dentária, é um procedimento realizado em consultório odontológico, seu principal objetivo é a prevenção de doenças relacionadas a gengivite, periodontite e cárie. A profilaxia bucal é um importante aliado para manutenção da saúde geral, pois a boca é a porta de entrada do organismo.
Indicação
A profilaxia é indicada para remoção da placa bacteriana e tártaro, desta forma reduzimos a incidência de gengivite (inflamação na gengiva), periodontite (envolvimento dos tecidos de suporte), cárie e mau hálito. Através da aplicação do flúor reduzimos também reduzimos a incidência de cáries.
Já o exame clínico e acompanhamento são indicados para detecção e prevenção de possíveis doenças bucais. Através desse exame podemos identificar cáries, alterações nas restaurações, patologias nas gengivas, na mucosa e na boca como um todo.
Quando devemos realizar Profilaxia?
A recomendação é que ela seja realizada, em média, a cada seis meses. Esse intervalo permite o diagnóstico precoce de qualquer alteração e impede o acúmulo excessivo de tártaro. No entanto, se a pessoa está realizando outros tratamentos odontológicos como por exemplo usa aparelho ou tem propensão ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro, o mais recomendado é que as limpezas sejam realizadas em um intervalo menor, a cada três meses.
Estes cuidados permitem que os dentes e as gengivas permaneçam saudáveis e mais bonitos, tendo como objetivo também a prevenção de alterações mais complexas e inclusive a perda dos dentes.
-
É a especialidade odontológica a qual o dentista responsável, tem conhecimento geral em várias áreas da odontologia. Ele realiza uma avaliação dos dentes e tecidos, permitindo assim a execução de diagnósticos e direcionamento para outras especialidades se for necessário.
O clínico geral também atua promovendo a saúde oral e prevenindo os problemas bucais, através de check-up, limpezas semestrais.
O clínico geral também é responsável pela realização de restaurações, remoção de cárie, raspagem para remoção de tártaro, fluorterapia, aplicações de selante, procedimentos de urgência e orientações acerca da correta higiene oral e do controle de placa.
A clínica Assist salienta a importância dos retornos semestrais para a realização de uma avaliação com clínico geral e a realização de limpeza, sendo fundamentais para garantir um sorriso bonito e saudável.
-
Clareamento dental é uma solução eficaz e simples para você deixar os dentes mais brancos.
Este tratamento deve ser feito por um dentista para que seu sorriso fique bonito de forma segura e que não seja abrasiva ao esmalte do seu dente.
Indicações
É indicado quando os dentes apresenta-se escurecidos (tons amarelados, amarronzados) decorrentes do processo natural da idade (envelhecimento) e a pigmentação proveniente dos alimentos, bebidas, tabaco e medicamentos que ingerimos no decorrer da vida.
Como é realizado?
Através de substância clareadora é possível despigmentar o que foi manchado com o tempo e através de alimentos que causam a pigmentação dos dentes.
A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar harmonia entra os dentes e a face. Um sorriso bonito e saudável pode aumentar sua autoestima.
-
Na assist Odontologia realizamos uma variedade de procedimentos cirúrgicos tais como: extrações simples, complexas, extrações de siso (3º molar), instalação de implantes e enxertos ósseos.
Lembrando que contamos com profissionais experientes para estes procedimentos e atuamos sob rígidas normas de biossegurança e higiene conferindo assim um melhor pós-operatórios e conforto para nossos pacientes.
-
Endodontia (tratamento de Canal)
Endodontia é a especialidade odontológica responsável pela realização do tratamento de canal de dentes comprometidos. O tratamento de canal previne extrações desnecessárias, pois devolve a saúde para o dente danificado, preservando-o na boca.
Indicações
Problemas como cáries extensas, fraturas e traumas podem causar a inflamação da polpa ou nervo do dente (pulpite) ou até mesmo a morte pulpar (necrose).
Tratamento única sessão
Realizamos o tratamento de canal de forma indolor, através de técnicas e equipamentos (rotatório e reciprocante) as quais nos permite que esse tipo de procedimento seja concluído em uma única sessão, diminuído assim os possíveis desconfortos.
Após o término do tratamento de canal, devemos fazer uma restauração e dependendo do grau de comprometimento uma prótese sobre o dente a fim de mantermos a estética e a função mastigatória -
Em alguns casos, previamente à instalação dos implantes, é necessário uma cirurgia de enxerto ósseo visando acrescentar largura ou altura aos ossos maxilares que perderam volume devido à reabsorção óssea.
O enxerto ósseo também é indicado para garantir um melhor resultado funcional e estético.
A cirurgia de enxerto ósseo é um procedimento simples e indolor realizado no consultório.
Na maioria dos casos é possível realizar a instalação dos implantes no mesmo ato cirúrgico, porém em outros casos, será necessário aguardar alguns meses para se iniciar a reabilitação com os implantes.
Existem vários tipos de enxertos ósseos, que podem ser basicamente osso do próprio paciente (enxerto autógeno), osso liofilizado (osso industrializado) ou transplante ósseo (osso de banco de tecidos).
O tipo de enxerto ósseo vai ser avaliado pelo profissional de acordo com cada caso clínico.
-
É a especialidade odontológica responsável pela instalação dos implantes dentários através de uma cirurgia bastante simples e indolor.
O implante é a solução a longo prazo para quem tem a falta de um ou mais dentes e também para pacientes que usam dentadura, mas desejam mastigar melhor e apresentar um sorriso mais bonito.
Os implantes dentários são pinos fabricados de titânio, um metal compatível com nosso organismo (assim os implantes podem ser utilizados para repor os dentes perdidos sem causar reações adversas). Este implante tem o objetivo de substituir a raiz do seu dente que foi perdido.
A técnica é realizada por Etapas:
1- Fase: cirúrgica
Nesta primeira etapa, é feita a colocação do pino de titânio dentro do osso para que ocorra a ósseo integração (formar osso por todo o implante).
Para que ocorra esta ósseo integração o tempo pode variar no período que de 3 a 6 meses.
2- Fase: protética
Nessa etapa é feita a exposição da parte mais superior do pino e então é realizado a moldagem do implante para confecção da respectiva coroa (parte externa, dente).
Observação: Existe a carga imediata a qual possibilita a instalação da prótese coroa (parte externa) sobre o implante no mesmo dia da intervenção cirúrgica, ou seja, o paciente já sai com um dente (coroa) provisório sobre o implante (pino de titânio) no dia da inserção cirúrgica.
A forma de reabilitação através de implantes é definida após criteriosa análise dos exames radiográficos e do histórico de saúde do paciente.
Ao término do tratamento os pacientes recuperam a beleza do sorriso e voltam a mastigar com naturalidade, pois sente-se seguros pois não há o risco de deslocamento do implante o que pode ocorrer em próteses removíveis.
A cirurgia ocorre na própria clínica, em meio ambulatorial, sob anestesia local. -
As lentes de contato atuam para melhorar a estética do sorriso.
Indicações:
Clarear dentes fortemente manchados, recuperar dentes fraturados, dentes com aspecto de envelhecimento, dentes separados ou desalinhados, proporcionando uma estética perfeita e natural.
Como o procedimento é realizado:
São feitas artesanalmente sob medida e aplicadas em cima da superfície dos dentes, servindo para criar um sorriso perfeitamente alinhado e bonito.
As lentes são confeccionadas após um rigoroso diagnóstico, baseado em exames clínicos, radiográfico, modelos de estudo e um protocolo de fotos.
Após o diagnóstico iniciamos o planejamento do futuro sorriso, podendo ser simulado através de mock-up, onde utilizamos um material de forma similar ao definitivo, podendo assim elucidar o resultado final ao paciente.
-
A ortodontia é a especialidade odontológica responsável por corrigir o posicionamento dos dentes. O alinhamento correto dos dentes melhora a mastigação, facilita a higienização bucal, além de tornar o sorriso mais bonito.
O tratamento é planejado a partir das informações vindas do exame clínico intra e extra bucal (radiografias, fotografias, análise dos modelos de gesso) tornado assim o tratamento específico para cada paciente.
Indicação
A ortodontia é indicada para pacientes que necessitam correção da posição dos dentes, e uma melhor relação da mordida, não havendo limite de idade e sim uma análise prévia das condições de saúde bucal.
Aparelhos
São muitas as alternativas de aparelhos atuais e sem dúvida o tipo de aparelho é importante, no entanto o foco deve ser dado nas necessidades do paciente, seus desejos e um planejamento individualizado do caso.
Oferecemos uma variedade de opções de aparelhos:
Aparelho de Porcelana e Safira
São ótimas opções aqueles que buscam um aparelho mais discreto, pois são da cor dos dentes e quase não aparece.
Aparelho Auto-ligado
É uma ótima opção a quem busca uma moderna e avançada tecnologia. Este aparelho é indicado em determinados casos, os quais possibilitam tratamento mais rápido e confortável. Neste tipo de aparelho encontramos as versões metálicas e de porcelana, sua peculiaridade é não usar borrachas acopladas nas peças.
Alinhadores Estéticos
São aparelhos os quais utilizam de um sistema de tratamento através de alinhadores removíveis (placas), feito sob medida, praticamente invisíveis, que promovem a movimentação gradual dos dentes e que são trocados por períodos de dias. Por não ter fios ou braquetes é muito mais simples de manter a saúde, a rotina alimentar e a estética.
Trabalhamos com Invisalign®, uma marca conceituada e que nos permite oferecer alinhadores confortáveis e de alta performance no sentido de resultados de tratamento.
Os casos que são tratáveis com o Invisalign® são restritos a dentes apinhados, sobremordida, prognatismo, mordida cruzada e mordida aberta.
-
A doença periodontal é uma doença que se característica como um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival, gerando inicialmente uma GENGIVITE, e pode levar, com o tempo e evolução à para uma Periodontite, onde poderá ocorrer a perda dos tecidos de suporte e dos dentes.
Os três estágios da doença periodontal podem variar do menos ao mais grave:
Gengivite, periodontite e periodontite avançada.
Gengivite
Periodontite
Periodontite avançada
Origem
Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da imunodeficiência e maus hábitos alimentares a gengiva pode ficar fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.
Tratamento
Dependendo da extensão da doença periodontal, o tratamento pode variar amplamente. Se a doença for diagnosticada precocemente procedimentos simples podem ser realizados que irão remover a placa bacteriana e o cálculo abaixo da margem gengival e eliminar as bactérias causadoras da infecção.
Casos mais leves e iniciais podem regredir se o paciente realizar o tratamento e tomar certos cuidados durante a escovação, mas esse tipo de doença não deve ser menosprezado porque pode levar à perda dos dentes e ameaçar a saúde.
Entretanto, se a doença avançou a um ponto onde as bolsas periodontais estão muito profundas e o osso de suporte foi perdido, cirurgias podem ser necessárias.
São diversos os tratamentos feitos por esta especialidade e vão desde a prevenção da doença gengival até enxertos gengivais.
Tratamentos mais procurados na Clínica: Sangramento gengival, mau hálito, doença periodontal, retração gengival, plástica Gengival e raspagem.
-
Prótese
É a especialidade odontológica responsável pela substituição de um ou mais dentes, perdidos ou danificados, através da instalação de dentes artificiais, devolvendo a função mastigatória e a estética do sorriso.
Tipos de Próteses
As próteses podem ser fixas ou removíveis.
As fixas são confeccionadas sobre os dentes ou implantes previamente instalados.
As removíveis podem ser totais (dentadura) ou parciais (quando o paciente perde apenas alguns dentes).
A grande vantagem das próteses removíveis está no preço, pois é possível repor até todos os dentes perdidos a um baixo custo.
Já próteses fixas possuem maior eficiência mastigatória já que não se movem.
Na Assist Odontologia as próteses são feitas com os melhores materiais protéticos e utilizamos modernas técnicas de confecção de dentes artificiais para que você sorria com naturalidade e confiança.
Prótese total removivel
Prótese parcial removível flex
Prótese Parcial Removível metálica
Prótese fixa sobre implante
